-->



Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page


IGREJA DE NOSSA SENHORA DE MONSERRATE



Neste local também já existiu a Ermida de Nossa Senhora de Monserrate mas, um grupo de meiavienses, talvez bem intencionados, mas mal formados, decidiram destruir, em vez de conservar, a ermida, templo ao estilo rural anterior ao século XVII, com interior revestido a azulejo dessa época e altar em talha dourada. Daquele belo e simultaneamente humilde templo restam o cruzeiro e a colecção de azulejos posteriormente aplicados na capela da Sra. do Vale em Torres Novas e actualmente classificados de interesse público. 



Nova Igreja de Nossa Senhora de Monserrate

A actual Igreja de Nossa Senhora de Monserrate veio substituir a antiga ermida. 

Como nos diz o pequeno memorial junto à igreja. "O lançamento da primeira pedra teve lugar em Dezembro de 1959, por sua Ex.ª REVma. Dom António Campos Bispo de Febiana sendo pároco da Freguesia de Santiago o Revº, Padre Joaquim Saraiva Abrantes. Inauguração e Sagração a 15 de Agosto 1977 por sua EX. REVma. Dom António Francisco Marques, 1º Bispo da diocese de Santarém sendo pároco da Freguesia de Santiago o REVº Pe. Jacinto Gonçalves Pedro."  




CRUZEIRO

Cruzeiro do século XVII, pertence à antiga ermida de Nossa Senhora de Monserrate. 






TEATRO MARIA NOÉMIA "TUNA"


Teatro de planta rectangular construído em 1926 por um comerciante, no logradouro da sua casa. Entre 1968 e 1970, foi sede do Movimento da Juventude Meiaviense e, em 1975, sede da Sociedade Columbófila. Em 1996, este teatro foi alvo de grandes obras de recuperação e ampliação. Foi inaugurado no dia 26 de Março de 2006 e o espaço é tutelado pela Câmara Municipal de Torres Novas e conta com o Grupo de Teatro Meia Via, Associação Cultural de Torres Novas como a companhia residente. 
O Teatro Maria Noémia é uma pequena estrutura com capacidade para receber entre 80 a 100 espectadores, sendo um espaço alternativo ao Teatro Virgínia para apresentação de peças e projectos de menores dimensões, residências artísticas e outros. O antigo edifício foi criado pelo comerciante Manuel António Fanha, que lhe deu o nome da sua neta recém-nascida, Maria Noémia. A partir dessa altura tornou-se um espaço de encontro e de convívio local com algumas iniciativas musicais e teatrais.
  Encerrado há cerca de três décadas e encontrando-se o edifício em estado degradado, o município deu início a um projecto de remodelação, em Agosto de 2005, com o propósito de o requalificar mas mantendo a sua configuração destinada à representação teatral. Assim, foram preservados a plateia, o palco e o balcão na sua forma original. As obras de recuperação permitiram dotar esta estrutura de melhores condições para o seu funcionamento interno, nomeadamente os seus acessos, a plateia, o aumento do átrio de entrada e os camarins.
  Para facilitar as comunicações entre os vários desníveis foram projectadas mais duas escadas que ligam o palco com os dois níveis em que se encontra o público, o que significa, uma escada entre a plateia e o palco, e uma outra entre o palco e o balcão. Sob o palco foram projectados dois camarins agregados a um vestíbulo comum.
  No piso inferior sob o palco, existem camarins para homens e mulheres. No piso zero situam-se a entrada, a plateia, o palco e as instalações sanitárias, enquanto no piso 1, estão localizados o vestíbulo e o balcão. No exterior do edifício foi recuperada a fachada e foi construída uma nova estrutura de cobertura, com isolamento térmico, impermeabilização e um telhado novo.


ANTIGAS ESCOLAS PRIMÁRIAS E 
JARDIM INFANTIL DE MEIA VIA  



Escola Primária e Jardim Infantil de Meia Via construída no ano de . Em Setembro de 2011 foi desactivada graças à construção de um novo e moderno Centro Escolar que ficará localizado na nova urbanização ou Casal da Moura. É pretensão dos autarcas da Junta de Freguesia usar o edificio depois de desactivado como Lar de Idosos. 


CENTRO ESCOLAR DA MEIA VIA 



O Centro Escolar de Meia Via inaugurado no dia 11 de Setembro de 2011 é um equipamento dotado de três salas de aula destinadas ao jardim-de-infância e seis salas de aulas para alunos do 1º ciclo. Ginásio, refeitório, biblioteca, laboratórios, salas de informática, campo de jogos e parque infantil. 



CENTRO SOCIAL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

O Centro Social do Divino Espírito Santo funciona como Instituição de Solidariedade Social, pertence à Fábrica da Igreja da Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, com valências de Centro de Dia, ATL e Apoio Domiciliário. O edificio foi inaugurada no dia 1 de Dezembro de 2002 pelo actual Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, António Rodrigues.

Leave A Reply

Fábio Carvalho

[name=Fábio Carvalho] [img=https://lh3.googleusercontent.com/ogw/ADGmqu9DvRJmoQHmFFL91VbgrZKSA10xmZ3d2Mbbw9XMrQ=s83-c-mo] [description="Fale da sua aldeia e estará falando do mundo"] (facebook=https://www.facebook.com/fabio.carvalho88)