-->



Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page

SOCIEDADE FILARMÓNICA 
EUTERPE MEIAVIENSE




A Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense, com sede na Rua Professor Matos Branco, nº 52, em Meia Via, Torres Novas, foi fundada em 19 de Março de 1896 e, reconhecida como instituição de Utilidade Pública, pelo 1º Ministro, conforme publicação, em Diário da República, nº 177, II Série, de 30 de Julho de 1993.Paralelamente à música, outras actividades se têm desenvolvido na SFEM. O teatro tem aqui um significado especial, tanto pela sua tradição, como pela sua influência transmitida às gerações vindouras. O resultado actual é, uma actividade teatral que dignifica todos aqueles que ocupam, assim como satisfaz os que nela participam, como espectadores.Sem pretender fazer uma retrospectiva histórica, do processo evolutivo da Banda, poderemos afirmar que, a composição actual é o fruto de anos de trabalho contínuo, consequência de uma reforma, iniciada em Setembro de 1976, com a criação de uma Escola de Música. Será justo fazer referência ao Sr. Armindo Pereira da Silva, que desde aquela data tem exercido as funções de formador e regente. É louvável a sua persistência e empenho, recentemente reconhecidas pelo estatuto de sócio benemérito nº 1, a ele atribuído em Assembleia Geral. A Filarmónica de Meia Via não é um mero grupo de músicos, é um património cultural vivo do Concelho de Torres Novas. Terá por isso de ser preservado, não só por entidades particulares, mas também e sobretudo, por instituições oficiais, no sentido de se garantir uma definição cultural, integral regional repercutível nas características culturais nacionais. São então digno de registo, pelo implemento a nível nacional, os concertos realizados por intercâmbio cultural, em Vila de Carvalho, Covilhã, Miranda do Douro, Ovar e Campo (Caldas da Rainha), Sesimbra e Louriçal do Campo. Em 1993 participámos nas comemorações dos 850 anos do tratado de Zamora em Espanha, representando o concelho de Torres Novas.Em 1996 comemorámos o nosso 1º centenário ao “serviço da música, do teatro e da cultura”. No concerto do centenário foi também feita a despedida do maestro Sr. Armindo Pereira que esteve na banda durante 20 anos. Em de Abril de 1996 o músico Edgar Nogueira (Sargento músico – tuba– na Banda da Armada) , assumiu a regência da Banda até ao ano 2002.Ainda em 1996 e integrado no 1º Centenário da SFEM, teve lugar oINATEATREL I – 1º Encontro de Teatro Amador do distrito de Santarém, que se realizou em Meia Via, com dez grupos de teatro de todo o distrito, durante dois dias seguidos.A 22 de Fevereiro de 1997, a SFEM, em cerimónia presidida pelo Sr. Ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho, recebe a medalha de mérito cultural da República Portuguesa (única Sociedade. Filarmónica com esta distinção, no distrito de Santarém).Em  03 de Outubro de 1998 em conjunto com o “Choral PHYDÉLLIUS” na estação da C.P em Torres Novas. recepção musical conjunta “Canto do Livre” de Lopes Graça ao “comboio da Liberdade” onde viajava o Sr. Presidente da República e outras individualidades oficiais
O Edifício de planta rectangular e longitudinal, construído entre 1925 e 1928 e ampliado em 1987. Trata-se de um teatro com cena contraposta, com uma sala para 120 lugares distribuídos pela plateia e balcão.




CLUBE DESPORTIVO OPERÁRIO MEIAVIENSE






Em 1956 nasce na aldeia, pelas mãos de jovens Operários, o Clube Desportivo Operário Meiaviense, a ideia seria a prática de modalidades como futebol e o ciclismo. Hoje o clube apenas mantém em actividade o futebol onde participa actualmente nos Campeonatos Distritais da A.F. Santarém. O Clube ainda teve em actividade alguns anos o ciclismo o ténis e o atletismo.O clube dispões de uma sede com bar e utiliza o Parque de Jogos da Meia Via para o futebol.


SOCIEDADE COLUMBÓFILA MEIAVIENSE



A Sociedade Columbófila Meiaviense foi fundada a 25 de Abril de 1962. É uma das mais antigas colectividades da freguesia e dedica-se à prática da Columbofilia. 
Visite a sua página em: www.meiaviense.columbofilia.net/

TEATRO MEIA VIA
 ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE TORRES NOVAS



O Teatro Meia Via - Associação Cultural de Torres Novas, foi fundado em 19 de Abril de 2001, numa consolidação da actividade teatral que já se desenvolvia na aldeia da Meia Via há cem anos e com maior regularidade desde os anos 80.A sua actividade centra-se sobretudo na produção própria de espectáculos e leituras encenadas, na formação de actores e na divulgação e apresentação de espectáculos, privilegiando o concelho de Torres Novas e as suas Associações.Trabalham muitas vezes com encenadores convidados, desafiando-se continuamente. Até à data estrearam nove peças, uma das quais, “Felizmente há Luar”, de Luís de Sttau Monteiro, vencedora do prémio Ruy de Carvalho/2009.

ASSOCIAÇÃO CANTARES E VOZES DA MEIA VIA 





O grupo “Cantares Vozes da Meia Via” iniciou as suas actividades em Novembro de 2009.
O objectivo que norteou a sua constituição prendeu-se com a necessidade de preencher um espaço e um desejo vivo de alguma população feminina mais madura desta terra.
A Meia Via, sempre foi rica em iniciativas de animação e com a constituição deste grupo de cantares alcançaram-se quatro objectivos em simultâneo: o gosto de cantar canções que fossem do seu agrado e que fizessem recordar a sua juventude; a terapia ocupacional de quem às vezes tem uma vida solitária ou de rotinas; o convívio quase familiar e o gosto imenso de compartilhar momentos de alegria e convívio com quem mais precisa ou quem tem gosto em nos ouvir. Outra particularidade desde grupo reside no facto de este promover outras actividades privadas ou de interacção com a comunidade como passeios culturais e convívios que se traduzem num reforço de identidade e de relações interpessoais dando lugar a um ambiente verdadeiramente familiar entre todos os seus elementos e convidados. 


Leave A Reply

Fábio Carvalho

[name=Fábio Carvalho] [img=https://lh3.googleusercontent.com/ogw/ADGmqu9DvRJmoQHmFFL91VbgrZKSA10xmZ3d2Mbbw9XMrQ=s83-c-mo] [description="Fale da sua aldeia e estará falando do mundo"] (facebook=https://www.facebook.com/fabio.carvalho88)